Primeiro workshop sobre polinização na agricultura oferta 150 vagas

Data de publicação: 3 de agosto de 2017. Categoria: Notícias

Tem início no próximo dia 29, com encontro no auditório do Departamento de Zootecnia da UFC (bloco 809 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), em Fortaleza, o 1º Workshop sobre Polinização na Agricultura: Preservando a Diversidade e Avançando para o Futuro. Podem participar profissionais e estudantes de Agronomia, Zootecnia, Biologia e áreas afins, além de produtores rurais.

O evento, que ocorre das 8h às 16h, tem entre os objetivos discutir quem são e qual é a importância dos polinizadores para a agricultura e refletir sobre a necessidade de se manter a sustentabilidade, conciliando a produção de alimento com a preservação de áreas naturais e dos polinizadores. São ofertadas 150 vagas e os interessados receberão certificado de participação.

Os temas a serem abordados são os seguintes: “Sistemas de polinização”, com a Profª Kayna Agostini, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); “Polinização de espécies cultivadas”, com o Prof. Breno Freitas, da UFC; “Manejo de abelhas sociais”, com o Prof. Jânio Felix, da UFC; “Manejo de abelhas solitárias”, com a Profª Isabel Alves dos Santos, da Universidade de São Paulo (USP); e “Importância das áreas naturais no entorno dos cultivos e práticas amigáveis aos polinizadores”, com a Profª Cláudia Inês da Silva, da UFC.

Durante o evento serão distribuídos exemplares dos livros Guia das abelhas polinizadoras no BrasilManejo dos polinizadores e polinização de flores do maracujazeiro e Plano de manejo para a polinização da cultura do cajueiro.

As inscrições são gratuitas, bastando aos interessados enviar e-mail para epifania.inscricao@yahoo.com.brou comparecer ao Setor de Abelhas do Departamento de Zootecnia da UFC (bloco 814, Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra). Depois de Fortaleza, o workshop terá encontros em Araras (SP), no dia 13 de maio; em Tomé-Açu (PA), no dia 22 de maio; e em Petrolina (PE), no dia 25 de maio. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (85) 3366 9168, 9959 3281, 8898 0760, 9915 1791 ou 8621 4885.

Fonte: Setor de Abelhas da UFC – fone: 85 3366 9168